Sete dicas para fazer uma
maquiagem bronzeada natural
Look do verão 2011 pede um bronze com o aspecto mais suave possível
A maquiagem bronzeada do verão 2011 pede mais naturalidade do que nas outras vezes. Nada de visual carregado com pó bronzeador brilhante, nem de bases pesadas e bem mais escuras do que o tom da sua pele.
Por isso, é importante saber escolher os produtos muito bem – nada de texturas pesadas, que deixam o rosto marcado – e optar, sempre, por colocar o mínimo de maquiagem possível, sempre espalhando com muita calma.
Veja a galeria de fotos com sete dicas para conseguir visual bronzeado da vez
Uma dica muito valiosa é encontrar o local onde você vai fazer a maquiagem. Prefira ambientes com luz natural e, se já estiver de noite, encontre em sua casa o lugar mais iluminado possível. Assim o risco de deixar a pele carregada é bem menor.
Truques dos especialistas
O maquiador Jayme Vasconcellos disse que usar uma base em um tom um pouco mais escuro que o da pele pode ajudar a dar o ar do verão. A dica, porém, é não passar em todo o rosto, porque não dá um ar natural.
- É importante passar a base nas áreas que normalmente tomam mais sol, áreas do rosto que são mais queimadas como a testa e as maçãs do rosto.
Ainda segundo Vasconcellos, não se pode dispensar o blush de tom rosado, que também é importante para uma aparência saudável.
O maquiador Daniel Hernandez concorda.
- O ideal é se concentrar o bronzeado da maquiagem nas bochechas e base do nariz. Já para o corpo, o ideal é partir para as novas tecnologias, como o jet bronze (bronze à jato).
Já o especialista Max Weber reconhece que a mulher que toma um pouco de sol nos horários permitidos pelos médicos - antes das 10h e após às 16h - e com protetor solar, sempre tem "uma beleza diferente, muito natural, e passa um ar de felicidade e saúde".
- Mas para as mulheres que não têm esse luxo de poder tomar um solzinho de vez em quando, o ideal é passar um pouco de blush rosa queimado, alaranjado ou terracota, dependendo da cor da pele da pessoa, nas partes em que se costuma ficar mais moreno, como bochechas e têmporas.
Dica do R7: A textura da base, do pó e do blush também são muito importantes. Para a base, prefira uma textura ultrafluida, para não deixar a pele pesada. As mulheres que quiserem usar pó, devem optar pela textura mais levinha possível, mas sem esquecer de que esse item pode ser dispensado se a mulher souber usar bem a base e o blush. Já este último, se a pele não for muito oleosa, pode ser de uma textura mais cremosa ou em mousse, que confere um resultado bem natural, sendo também fácil de espalhar.
Fontes: maquiadores ouvidos pela reportagem na edição verão 2011 do São Paulo Fashion Week; Ultimate Beauty Secrets InStyle (editora Melcher Media)