MANIA DE LUXO

Minha foto
O Blog da MANIA é onde você irá se atualizar sobre o dia a dia do mundo da moda. Tudo o que acontece no mundo do LUXO! Fotos das nossas coleções, dos nossos clientes, super dicas e muita informação da moda além de muita diversão.

sexta-feira, 3 de setembro de 2010

Radicais livres os vilões da beleza

Radicais livres são os vilões da beleza; saiba como neutralizá-los

Muito se escuta falar sobre os radicais livres e os danos que trazem, principalmente, a nossa pele. Mas poucas pessoas sabem o que realmente são e que, apesar de serem considerados "vilões da beleza", eles tem seu papel importante no organismo. São responsáveis, por exemplo, por combater infecções. Por isso, reservamos esse espaço para falar sobre eles: como agem, como se formam e como os neutralizamos.




Para começar, é importante saber que os radicais livres são substâncias químicas instáveis que se formam tanto fora quanto dentro do nosso corpo e atacam nossa membrana celular para se estabilizar. Dentro do nosso corpo, eles são produzidos pelas células durante o processo de combustão do oxigênio, utilizado para converter os nutrientes absorvidos em energia. Para se ter uma noção, do total de oxigênio que respiramos todos os dias, de 2 a 5% se transforma em radical livre. Até ai tudo bem já que nosso próprio corpo produz enzimas protetoras, ou seja, antirradicais livres que conseguem controlá-los.

O problema é que o excesso de radicais livres pode danificar as células sadias do nosso corpo. "Como são substâncias instáveis e muito reativas, os radicais livres atacam as células, agridem e destroem suas estruturas", explica a cosmetóloga Sheila Gonçalves.

Fatores externos também contribuem para o aumento da formação dessas moléculas: poluição, radiação ultravioleta do sol, cigarro, álcool, estresse, excesso de consumo de gorduras saturadas e substâncias tóxicas encontradas em alimentos e bebidas.

De acordo com a cosmetóloga, a pele é a mais suscetível ao ataque de radicais livres por ser o maior órgão do corpo e por ter contato interno e externo. O resultado é que ela fica envelhecida, com rugas, manchas, flacidez e marcas de expressão. "Quem fuma, por exemplo, tem rugas mais profundas e mais intensas do que quem toma sol. Tudo por conta da ação dos radicais livres", diz.

Mas nem tudo está perdido e podemos neutralizar a ação negativa dos radicais livres através de uma boa alimentação. Nesse caso, é importante consumir alimentos que contenham antioxidantes, moléculas com carga positiva que se combinam aos radicais livres, de carga negativa, tornando-os inofensivos.

De acordo com a nutricionista Eliane Romantini, os antioxidantes mais importantes são: vitamina C, presente em frutas cítricas, como laranja, morango, acerola; vitamina E, encontrada em óleos vegetais, castanhas, azeite, amêndoas, nozes e legumes; selênio, presente na castanha do Pará e carnes; vitamina A, encontrada em vegetais alaranjados, como cenoura, abóbora, mamão e manga e zinco, presente em carnes, peixes e aves.

Há, porém, pessoas que precisam de dosagens maiores de antioxidante e devem fazer uso de suplementação, como cápsulas de vitaminas. "Os atletas que treinam intensamente durante o ano todo precisam de suplementação. Isso porque praticam exercícios intensos, tem consumo maior de oxigênio e, consequentemente, maior formação de radicais livres", explica a nutricionista.

Além de alimentação e cápsulas de vitamina, "outra opção é investir em bebidas que contenham antioxidantes", diz Sheila Carvalho. Os beauty drinks, lançados por Cristiana Arcangeli em maio deste ano, cumprem bem este papel, porque contem vitaminas e minerais que protegem as células dos danos causados pelos radicais livres.

Como a pele é o órgão mais afetado por esses "vilões", devemos dar bastante atenção a ela. Boa alimentação, rica em frutas e vegetais, já é um ótimo começo para proteção. Somado a isso, procure evitar exposição excessiva ao sol, cigarro, álcool e estresse, que são fatores que contribuem para formação de radicais livres. Combine esses bons hábitos ao uso de cosméticos que contenham antioxidante. "O ideal é procurar usar cremes que contenham vitamina C, E, A e silícios orgânicos. Eles tem ação antirradical livre e são potentes contra envelhecimento, estresse cutâneo e tem o poder de renovar a pele", explica a cosmetóloga.

A especialista ainda faz um alerta: "todas as doenças de pele, como acne, celulite, manchas, estrias tem radicais livres, portanto procure sempre cosméticos que contenham antioxidantes em sua composição", finaliza.