MANIA DE LUXO

Minha foto
O Blog da MANIA é onde você irá se atualizar sobre o dia a dia do mundo da moda. Tudo o que acontece no mundo do LUXO! Fotos das nossas coleções, dos nossos clientes, super dicas e muita informação da moda além de muita diversão.

terça-feira, 21 de setembro de 2010

Caetano por Fiuk

Decote de Fiuk foi lançado por Caetano há 30 anos

Entre estas duas imagens acima, existem praticamente três décadas. Fiuk, 19 anos, E, Caetano em 1981, com 39 anos (!!!), numa foto de Bob Wolfenson para a capa do disco “Outras Palavras”. A profundidade do decote é muito semelhante. A cor é a mesma, rosa. Cor de menina. Lábios carnudos. Caê mais cabeludo que Fiuk. A camiseta do baiano não tem mangas, é mais feminina e, por isso, revolucionária.




Nesta semana, a revista EPOCA publicou uma reportagem mostrando o cantor Fiuk com camisetas que insinuam o peito, ou melhor, o tórax enxuto e bem desenhado. Bastou para virar moda. Fiuk é lindo. Quem diz que o filho do Fábio Jr é ídolo teen não sabe que, entre mulheres mais maduras, Fiuk também faz sucesso – é uma espécie de sonho de consumo distante, não para consumo imediato, mas para fantasias e lembranças. A atriz Fernanda Torres comentou recentemente, bem-humorada, que a vida era muito injusta…Porque, quando era garota, ela era muito jovem para o Fábio Jr…e agora, é muito velha para o filho dele, o Fiuk.



Fiuk é mais sensual, tem os traços quase perfeitos (para quem gosta de morenos com rosto forte e anguloso, boca bem desenhada, e não de bonitinhos lourinhos com rosto angelical). Mas Caetano já era, na época, muito mais ousado do que ele – no vestir e despir, nas letras das músicas e na maneira de viver e dizer, de se expor e desconstruir. Era o início da década de 80. Fiuk não sonhava em nascer.

O estilista André Lima, de São Paulo, acha que não tem nada a ver olhar pra trás, para o século passado. “Essa moda de decote em V e em U foi resgatada pelos gays há uns cinco anos, mas só agora os heterossexuais decidiram usar sem preconceito. O que é mais inovador no Fiuk é a calça colorida e o corpo bem magro, a silhueta esguia, que vai na contramão dos homens anabolizados dos últimos tempos”.

Para o estilista André, a onda dos decotes masculinos e das cavas mais amplas vai pegar nas cidades mais quentes do país, como o Rio, durante o verão, por ser confortável mas também por outros motivos. “O homem está cada vez mais exibido. Mostra o corpo em anúncios de todo tipo, até de perfume, e nas ruas. Ou então nas novelas das seis, que mais parecem cenário de boate gay, com todos os atores de peitoral de fora”. O estilista acha positivo. “Os homens estão cada vez mais desencanados com isso e outras coisas. Essas fronteiras do que é parecer gay ou hetero estão se dissolvendo, por uma questão de abertura, modernização de cabeça mesmo”.

A meu ver, o mais curioso é que tantas modas lançadas hoje com barulho, como se fossem o ápice da ousadia, não passem de …não diria imitação, mas de reedição, muitas vezes até mais discreta. Tudo se transforma. Ou se copia, mesmo que seja com brilho e imaginação.

O que você acha de, na hora da balada, competir com o namorado no…decote ou, quem sabe, na transparência?